-

Você empresta seus livros?




Para uma pessoa “normal” essa frase pode parecer simples, mas para um LEITOR causa arrepios. Imagine alguém que ama livros e possui uma estante cheia deles, todos bem organizados e limpos e esse alguém como bom leitor carrega livros para todos os lados e vive falando de seus personagens favoritos, com certeza isso vai atrair pessoas, principalmente aquele “amigo” que não lê nem o rotulo do refrigerante para falar a infeliz frase: ME EMPRESTA UM LIVRO? É claro que eles nunca pedem As aventuras de xisto (sim é um livro), vão direto em Harry Potter, Percy Jackson e coleções incríveis que estão em destaque na estante. 

Ai que está a questão você empresta ou não?

Chamei alguns blogueiros literários para falar um pouco sobre o assunto e contar algumas experiencias.

Nome: Fernanda Goulart 
Blog: imperio-imaginario.blogspot.com.br

P1: Você empresta seus livros?
R: Eu só emprestei meus livros uma vez. E foi o da minha saga preferida, para uma melhor amiga. Acho que, como todo leitor apaixonado, meus livros são minhas relíquias, mas como eu ainda estava no início dessa vida, acabei emprestando (não sei bem o que tinha na cabeça). Hahaha

P2: Você coloca regras quando empresta um livro?
R: Nunca pensei nisso, mas considero a ideia de fazer um breve formulário - talvez um pacto de sangue - antes de emprestar. Hahah. Brincadeiras à parte, não faço isso. Penso que, ao pedir um livro emprestado à alguém, é responsabilidade da pessoa cuidar dos bens alheios.

P3: Já passou alguma experiencia ruim com esse "empresta"?
R: Que eu me lembre, nunca. Como já disse, emprestei para uma única amiga e o único problema foi a demora para entregar - que dói um pouquinho -, mas ele voltou em perfeitas condições, assim como havia ido para as mãos dela.

P4. O que você faria se o seu melhor amigo te pedisse o seu livro favorito emprestado? Detalhe ele não cuida direito das suas coisas e não tem experiencia com a leitura.
R: Entre meus amigos sou conhecida como a temperamental, a que perde a paciência fácil, então não seria surpresa caso eu negasse o pedido. Digo, sei que não devemos ser presos aos nossos bens materiais, mas se eu gastei meu dinheiro para comprar o livro ou fui presenteada, não é de se esperar que eu queira que ele permaneça no mesmo estado.

Nome: Maria Luiza
Blog: somaisumapaginamae.blogspot.com.br

P1. Você empresta seus livros?
R: Não. Depois de emprestar um dos melhores livros que eu já li e não recebê-lo de volta, eu parei de emprestar.

P2. O que você sente quando alguém faz aquela famosa pergunta: Me empresta um livro?
R: Eu fico meio incomodada, mas eu já sei que não vou emprestara mesmo.

P3. Já recebeu um livro em mau estado depois que emprestou?
R: Já. Meu a Menina Que Roubava Livros

P4. O que você fala quando não quer emprestar um livro?
R: Falo que meu pai não deixa eu emprestar hahaha. O que é verdade.

Minha própria experiencia:

Eu não gosto de lembrar mais vamos lá, a prima da minha melhor amiga estudava com a minha irmã e teve um dia que elas estavam conversando e a “prima” comentou que queria ler A CULPA É DAS ESTRELAS e minha irmã muito prestativa falou que eu tinha e perguntou se ela não queria o livro. Vocês acreditam que minha irmã pegou ele sem me consultar e só me falou 2 dias depois. Eu fiquei maluca e queria pular em cima dela (minha mãe me impediu) e como sou muito educada não tomei meu pobre livro da menina, mas deixei claro que queria extremo cuidado.
Passou um tempo e sempre eu perguntando em que parte ela estava e ela falava tudo certinho, depois de um tempo eu achei estranho ela não terminar de ler, então liguei no seu celular e acredita que ela estava na Bahia! Sim ela viajou com o meu livro, assim que ela chegou fui buscar na casa dela e ela tinha se mudado, fui em seu novo endereço e ela me deu um livro com a capa suja e pagina pretas.
E o pior e que ela não tinha nem lido, assistiu o filme.

Depois desse triste relato deixo esse vídeo que pode ajudar muitos leitores!

Não esqueçam de comentar se gostou das entrevistas e não pense duas vezes em contar seu experiencia com Me Empresta Um Livros.



Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Adorei participar disso. Hahah. E gostei bastante do vídeo. Complicado não querer emprestar um livro. Mas quando eu não quero, simplesmente digo um "Não.", curto e grosso. Hah.
    Quando quiser fazer outra entrevista, pode contar comigo. \õ/

    Beijos,
    Império Imaginário | Goulart, F.

    ResponderExcluir
  2. Eu emprestava antigamente, hoje em dia não empresto, dou de presente mesmo e só fasso isso quando realmente vejo que a pessoa tem curiosidade e um interesse grande pela história.
    Por exemplo uma ex aluna (9 anos) minha estava sempre falando sobre histórias de magias e eu notava nela uma alegria diferente das outras crianças quando ia na biblioteca, então comecei a levar livros meus oferecendo para ela ler e expliquei que se ela tivesse interesse em algum eu emprestava para ELA,então um dia ela escolheu um, conforme os meses foi passando eu via ela sempre abraçada no livro e sempre me contando a onde tava com empolgação, foi quando decidi que aquele livro não era meu mas dela, quando ela veio me devolver falei que aquele livro era dela. *-* E sinto uma imensa alegria quando lembro do sorriso dela! :D
    Agora percebo que aquele livro era dela apartir do momento que eu emprestei assim como qualquer outro que ela tivesse escolhido naquele dia, só demorei para perceber que essa ideia sempre esteve na minha cabeça! <3
    Já tive experiências negativas também, como o livro retornar detonado e com manchas de água e beijos e corações desenhados... Só empresto se eu realmente sentir que essa pessoa irá cuidar do livro como eu!

    Beijos Camila e até logo! :*
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Oláá
    Nossa, adorei o post e a ideia de chamar blogueiras para opinar sobre empréstimos de livros. Bom, eu empresto sim meus livros mas apenas para pessoas de confiança, porém, já tive experiências horrorosas, livro que voltou com marca de água e livros que nem voltaram mais, mesmo assim, ainda empresto sim, infelizmente.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu não apenas empresto, mas também ofereço e às vezes presenteio. Acho a leitura maravilhosa e o que é bom é para ser compartilhado. Compartilho com qualquer pessoa. Claro que quero que meus livros sejam devolvidos e em bom estado, mas acredito que se a pessoa puder ter prazer pela leitura, não me importo se o livro vier um pouco amassado ou outra coisa. As ideias contidas nos livros são maravilhosas, as histórias, as aventuras... Mas o livro em si é um objeto material e eu particularmente gosto de compartilhar.
    Bjs, Isabella
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu sou egoísta quando se trata dos meus livros. Não empresto para qualquer pessoa, e esta tem que se sentir muito especial por isso! hahahahaha
    Amei seu post!

    Um beijão!

    http://www.cheirodelivronacional.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu empresto os meus livros, mas eu imponho uma quantidade absurda de regras e determino um prazo para que ele volte pra minha estante. Eu sei que é paranóia demais, mas eu tenho um apego enorme aos meus livros, não acho justo que uma pessoa venha e destrua meu paraíso.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu empresto livros sim, super de boa. Mas tenho algumas regras. Primeiro, não é para qualquer um, porque tem gente que é sem noção com pertences dos outros. Segundo, os meus livros favoritos, só empresto para pessoas que tenho certeza que são cuidadosas (para quem já emprestei antes e cuidou), e Terceiro, danificou minimamente meu livro? Nunca mais bota a mão em outro, kkkkkkk
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Ninguém merece quando a gente empresa um livro e ele volta surrado. O meu A Culpa é das Estrelas também sofreu avarias com a minha irmã. A impressão que eu tinha era que ela tinha jogado o livro na parede. O problema é que tenho que emprestar livros para ela para incentivá-la a ler, mas sempre fico no pé perguntando se terminou de ler.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



Layout: Natana Duarte | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©